domingo, 13 de maio de 2012

Antibioticoprofilaxia

 

A profilaxia Antibiotica em cirurgia tem como objetivo a redução do risco de infecção em sítio cirúrgico,      onde  o momento principal da contaminação da ferida operatória é durante o ato operatório.
Os princípios básicos  da profilaxia antibiótica são: 
  • Iniciar o esquema profilático durante a indução anestésica
  • Manter as doses durante todo ato operatório e prolongar por no máximo 24horas
O que é um antibiótico?

Antibiótico é nome genérico dado a uma substância que tem capacidade de interagir com microorganismos unicelulares ou com seres pluricelulares que causam infecções no organismo. Os antibióticos interferem com os micro-organismos, matando-os ou inibindo seu metabolismo e/ou sua reprodução, permitindo ao sistema imunológico combatê-los com maior eficácia.
O termo antibiótico tem sido utilizado de modo mais restrito para indicar substâncias que atingem bacterias embora possa ser utilizado em sentido mais amplo (contra fungos, por exemplo). Ele pode ser bactericidas, quando tem efeito letal sobre a bactéria oubacteriostatico, se interrompe a sua reprodução ou inibe seu metabolismo.

Um pouco da História


Quando foi descoberto?

A penicilina G é um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicillium chrysogenum (ou P. notatum). Ela foi descoberta em 15 de setembro de 1928, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming e está disponível como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso.

Restrições:
Para evitar o uso indiscriminado de antibiótico pela população e conter o avanço dos casos de contaminação por superbactérias começaram a valer novas regras a partir de 28 de novembro de 2010 para a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias brasileiras (resolução RDC 44 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os medicamentos só podem ser vendidos com a apresentação de duas vias da receita médica, sendo que uma delas ficará com o estabelecimento e outra com o consumidor. A regra vale atualmente para 93 tipos de substâncias antimicrobianas que compõem todos os antibióticos registrados no Brasil. Estão de fora da lista os antibióticos usados exclusivamente em hospitais.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 50 por cento dos antibióticos são prescritos de forma inadequada, o que vem causando resistência à ação dos medicamentos. Em um encontro de especialistas, realizado em março de 2012 na Dinamarca, a diretora- geral da OMS, Margaret Chan alertou para o desafio que isso representa para os países em desenvolvimento, que são afetados por diversas enfermidades. Na ocasião, Chan alertou para o desafio que esta nova realidade representa, especialmente para os países em desenvolvimento, que são os principais afetados por essas enfermidades. "Muitos países estão incapacitados pela falta de infra-estrutura, incluindo laboratórios, diagnósticos, confirmação de qualidade, capacidade de regulação, monitoramento e controle sobre a obtenção e a utilização de antibióticos", diz Chan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário